Parceiros

Lançamos Uma nova Categoria Parceiros, Mas o que é parceiro ?
Leia Para Saber...

Você já pensou qual o papel de um patrocinador ou parceiro?
O mundo tecnológico, assim como os demais meios, tem necessidade de criar uma rede, seja de amigos, colaboradores, admiradores entre outros. O patrocinador, tem um papel importante não somente nestes meios, mas em todo o mundo. Ninguém vive ou faz as coisas por conta própria.


O que é o patrocinador?
Não há uma definição direta a um patrocinador, não que o Arruma Blog tenha encontrado. Encontramos uma publicação no Terra 360 Graus, editada por Hermann Hrdlicka, em que ele diz:

Então, patrocínio é uma troca - um ato bilateral, uma parceria momentânea que, às vezes, torna-se uma aliança promocional estratégica (Ninguém esquece Airton Senna e o Banco Nacional, não é mesmo?). Essa troca pode ser generalizada como qualquer tipo de apoio (custeio financeiro, produtos, serviços, descontos em produtos, salários, depoimentos, espaços em revistas e jornais, etc.) para realizar um projeto, no nosso caso, uma aventura.
Com isso, criamos a nossa definição de parceiro e patrocínio. O mais legal de todos os casos é que para a escolha de ambos, devemos prestar atenção em uma coisa:
Qual o papel de um patrocinador?

Paulo Roberto Floriano [Webinsider] nos diz que o patrocinador é geralmente representado por alguém da alta administração, para que, em outras palavras, possa fazer com que o nosso feito seja visto e reconhecido na sociedade.
Para nós blogueiros, o mais relevante é o parceiro, onde ele desempenha o papel de patrocínio. Em alguns casos, o próprio parceiro, desempenha fundamental papel de administração, empenho e ajuda com nosso trabalho, o blog.
Levemos em consideração que um patrocinador ou parceiro pode ter vários tipos de participação:
Efetiva: Quando o patrocinador está formalizado e ciente de suas tarefas e condições, alem de estar alinhado com cada parte. Neste momento, ele representa a estratégia e o poder de solucionar conflitos.
Para que o parceiro seja realmente considerado, o parceiro muitas vezes segue algumas das questões a seguir:
- Identificar-se com o site ou blog em questão;
- Reconhecer os grandes feitos;
- Divulgar o blog/site em questão;
- Ajudar nas principais decisões;
- Identificar as melhorias necessárias para um crescimento mútuo
- Atuar como último nível de escalonamento para a resolução de problemas, mas ele deve estar ciente para ajudar ou opnar.

Inefetivo [Ver definição]: Quando o patrocinador ou parceiro não está de forma efetiva. Neste momento ele não está totalmente alinhado com o blog/site ou projeto. Muitas vezes ele faz o papel apenas de divulgador dos fatos e nada mais.
Este caso, no ponto de vista do Arruma Blog este é a forma que o parceiro está relacionada com a blogosfera. Os parceiros atuam de forma apenas para divulgar o trabalho de outros blogs e em muitas vezes, acabam se tornando mais uma página de trocar links com grandes sites, não compartilhando informação alguma ou contribuindo para que a blogosfera fique melhor.

Ausente: Onde não há patrocínio ou parceiro nenhum. Muito comum em novos blogs e pequenos projetos. Lembre-se que grandes idéias atraem bons patrocínios e parceiros. Algumas vezes, o parceiro ou patrocinador só aparece no primeiro momento, depois desaparece.


Assim sendo, um patrocinador é basicamente um investimento em marketing com a finalidade de promover a imagem de outro através de um pagamento ou permuta com produtos e/ou serviços.